Como funciona a recuperação de crédito?

A recuperação de crédito é um procedimento que visa reparar inadimplências. Inadimplência, por sua vez, é o fato que se dá quando uma das partes de uma negociação não cumpre com o que havia sido acordado. Nas empresas, o mais comum é a inadimplência ocorrer através do atraso no pagamento de determinada dívida.

Como funciona a compra das dívidas?

Quando o consumidor tem uma dívida velha, e que pode até chegar ao ponto de caducar, muitas vezes a empresa que deveria receber esse crédito prefere vender a dívida para recuperadoras. E deixam de ter que fazer todo o processo de cobrança e recuperação.

No momento em que a dívida passa para recuperadora, não muda o valor inicial da dívida dentro dos bancos de dados de inadimplentes, mas muda a possibilidade de negociação.

A recuperação de crédito tem como objetivo não só quitar a dívida, mas ajudar a limpar nome do consumidor e dar de volta o poder de conseguir crédito a ele. Para isso existe o momento de negociação do valor.

As assessorias de cobrança são instituições especializadas em realizar recuperações de créditos. Os advogados também tem importante função na recuperação do crédito de forma, tanto amigável, quanto judicial, se necessário.

Como a recupeção de créditos pode ajudar a sua empresa?

Além de trazer benefícios ao devedor, a recuperação de créditos também beneficia a empresa credora. Isso porque a inadimplência acaba comprometendo o orçamento mensal da empresa credora, muitas vezes dificultando a quitação de dívidas básicas como água, luz, telefone, internet e salário de funcionários. Com estas dívidas em atraso, o empresário muitas vezes recorre a empréstimos, o que acaba significando juros a serem pagos pelo empresário.

Por outro lado, quando a empresa consegue recuperar os créditos atrasados, o empresário consegue manter sua empresa em atividade devidamente. Conseguindo assim, evitar uma possível falência e melhorar sua imagem no mercado como um todo.

Benefícios para a economia como um todo!

Além disso, a recuperação de crédito também beneficia a economia. Isso porque o cliente sem créditos acaba sendo um consumidor em menor escala. E, privando-se das compras no crediário, empréstimos e financiamentos, o cliente se limita a investir seu capital nas contas básicas do dia a dia.

Entretanto, ao retornar seu crédito, a possibilidade do cliente adquirir novos bens, imóveis ou até veículos aumenta consideravelmente. E essas negociações são importantes para movimentar a economia de um modo mais abrangente. Assim, o acordo é sempre um bom negócio para ambas as partes.

Se você achou útil, não deixe de compartilhar com seus amigos. E, não perca nossos próximos posts, onde falaremos sobre as diferenças entre os tipos de cobrança Extrajudicial e Judicial!

Gostou do conteúdo? Que tal compartilhar com seus amigos?

Compartilhe através dos botões abaixo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de:

Rolar para cima