Cobrança extrajudicial: conheça as vantagens

Diante do inadimplemento de uma dívida, a empresas credoras ou a assessorias de cobrança terceirizadas tentam negociar o pagamento do devedor de forma extrajudicial (ou seja, sem a participação do judiciário).

Em outras palavras, a cobrança extrajudicial é realizada entre as partes sem a interferência de advogados ou do judiciário. A cobrança, nesse caso, pode ser feita por meio de cartas, ligações telefônicas, SMS, WhatsApp ou notificação de registro de débito.

Durante a cobrança extrajudicial, o credor ou a assessoria de cobrança tentam negociar a dívida para garantir o recebimento da mesma. Algumas táticas incluem negociação mediante parcelamentos, oferta de descontos nos juros ou diversificação nos meios de pagamento.

A cobrança extrajudicial é chamada por muitos de cobrança amigável da dívida, uma vez que busca resolver a pendência sem atrito entre as partes. Por esse motivo, a ordem cronológica para o recebimento de dívidas pendentes é, inicialmente, a cobrança extrajudicial, mais célere e menos burocrática e, em segundo plano, a cobrança judicial, mais rígida e que garante a possibilidade de penhora de bens de valores constantes em contas bancárias do devedor.

Quais as vantagens da cobrança extrajudicial?

A cobrança extrajudicial oferece três benefícios principais, sendo:

  • Rapidez na recuperação do débito: processos judiciais podem demorar de meses a anos para serem concluídos e passarem por todas as instâncias. A cobrança extrajudicial, por sua vez, oferece um meio mais rápido de conquistar a recuperação do débito — quando realizada da maneira correta, um acordo entre credor e devedor pode ser firmado em horas, não anos;
  • Menos custos associados ao processo: além de demorados, processos judiciais tendem a ser custosos. Isso significa que, mesmo que conquiste a recuperação do débito, o valor recuperado pode ficar aquém do que a empresa esperava, devido aos honorários e demais custos envolvidos no processo judicial;
  • Menor desgaste do relacionamento: por último, processos judiciais causam desgaste entre as partes, o que pode ser prejudicial para a imagem e o caixa da empresa. Resolver as coisas amigavelmente fortalece o relacionamento entre as partes e abre as portas para a fidelização — algo importante em um mercado tão competitivo.

Saiba como o Grupo Recupere pode te ajudar na recuperação de créditos da sua empresa. Entre em contato agora mesmo!

Gostou do conteúdo? Que tal compartilhar com seus amigos?

Compartilhe através dos botões abaixo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de:

Rolar para cima