Diante do inadimplemento de uma dívida, a empresas credoras ou a assessorias de cobrança terceirizadas tentam negociar o pagamento do devedor de forma extrajudicial (ou seja, sem a participação do judiciário).
Em outras palavras, a cobrança extrajudicial é realizada entre as partes sem a interferência de advogados ou do judiciário. A cobrança, nesse caso, pode ser feita por meio de cartas, ligações telefônicas, SMS, WhatsApp ou notificação de registro de débito.
Durante a cobrança extrajudicial, o credor ou a assessoria de cobrança tentam negociar a dívida para garantir o recebimento da mesma. Algumas táticas incluem negociação mediante parcelamentos, oferta de descontos nos juros ou diversificação nos meios de pagamento.
A cobrança extrajudicial é chamada por muitos de cobrança amigável da dívida, uma vez que busca resolver a pendência sem atrito entre as partes. Por esse motivo, a ordem cronológica para o recebimento de dívidas pendentes é, inicialmente, a cobrança extrajudicial, mais célere e menos burocrática e, em segundo plano, a cobrança judicial, mais rígida e que garante a possibilidade de penhora de bens de valores constantes em contas bancárias do devedor.
Quais as vantagens da cobrança extrajudicial?
A cobrança extrajudicial oferece três benefícios principais, sendo:
- Rapidez na recuperação do débito: processos judiciais podem demorar de meses a anos para serem concluídos e passarem por todas as instâncias. A cobrança extrajudicial, por sua vez, oferece um meio mais rápido de conquistar a recuperação do débito — quando realizada da maneira correta, um acordo entre credor e devedor pode ser firmado em horas, não anos;
- Menos custos associados ao processo: além de demorados, processos judiciais tendem a ser custosos. Isso significa que, mesmo que conquiste a recuperação do débito, o valor recuperado pode ficar aquém do que a empresa esperava, devido aos honorários e demais custos envolvidos no processo judicial;
- Menor desgaste do relacionamento: por último, processos judiciais causam desgaste entre as partes, o que pode ser prejudicial para a imagem e o caixa da empresa. Resolver as coisas amigavelmente fortalece o relacionamento entre as partes e abre as portas para a fidelização — algo importante em um mercado tão competitivo.
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