3 erros que você deve evitar na hora de cobrar clientes

A cobrança de clientes é um procedimento que faz parte do dia a dia na maioria dos negócios, não importando o tamanho da empresa ou o segmento em que ela atua.

Essa prática, se bem feita, ajuda as companhias a recuperarem as receitas oriundas das vendas realizadas e a diminuírem o nível de inadimplência.

Podemos afirmar que esse é um dos fatores que mais contribuem para garantir a saúde financeira das empresas. Porém, vale ressaltar que esse procedimento não pode ser realizado de qualquer maneira e que é necessário tomar cuidado para não constranger o consumidor.

Não é fácil levar todas essas questões em consideração e, pensando nisso, neste post falaremos sobre os 3 erros principais cometidos pelas companhias nesse procedimento e explicaremos como a sua empresa pode evitar essas situações. Veja:

1. Não oferecer alternativas de pagamento

Algumas pessoas podem não ter cartão de crédito ou não podem usá-lo no momento (caso tenha estourado o limite do mês, por exemplo). Nesses casos, o boleto é uma das opções que ajudam as pessoas com esse perfil a comprarem os produtos do negócio.

Trata-se de uma das práticas mais importantes na cobrança de clientes. Isso porque, quanto mais opções de pagamento você disponibilizar, maiores serão as chances da pessoa quitar a dívida. Logo, vale a pena oferecer diferentes alternativas e ajudar o consumidor. Você pode, por exemplo, aumentar um pouco o prazo do pagamento ou conseguir um desconto, caso ele resolva quitar a despesa à vista.

Ainda é possível disponibilizar modelos de pagamentos recorrentes. Eles oferecem comodidade e praticidade aos consumidores. Neste método, a pessoa paga todos os meses pelo uso de um produto ou serviço. Em algumas situações, as empresas disponibilizam a opção do indivíduo pagar o serviço por meio do débito automático. Dessa forma, não há possibilidade do cliente esquecer a conta.

Por outro lado, caso a empresa não disponibilize diferentes alternativas de pagamento, o cliente poderá ficar impossibilitado de fazer a compra. Nesse caso, ele certamente buscará um concorrente para adquirir o que deseja.

2. Não respeitar os direitos do consumidor

De acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, as companhias não podem expor os consumidores ao ridículo e nem fazer qualquer tipo de ameaça.

Esse é sem dúvida o erro mais grave que algumas empresas cometem no momento de cobrar os clientes. As organizações, portanto, não podem usar uma linguagem chula no momento da cobrança, submeter a pessoa à torturas psicológicas, fazer insultos ou inventar taxas, juros e multas inexistentes com a intenção de deixar o cliente com medo.

As práticas descritas são passíveis de multa à empresa, e a detenção pode variar de três meses a um ano por parte da pessoa responsável pela ação de cobrar o consumidor de maneira indevida.

3. Não ter boas estratégias de gestão de cobrança

É muito importante que a gestão das cobranças de uma empresa seja realizada de forma padronizada.

Se não houver nenhum padrão de como a tarefa deve ser feita, várias oportunidades podem ser perdidas. Uma dívida, por exemplo, pode demorar muito tempo para ser cobrada, aumentando a inadimplência e prejudicando o negócio.

A melhor maneira de lidar com isso é definir o método de atuação na cobrança de clientes. Dessa forma, determine como, quando e onde o seu time deverá agir na busca de recuperação de créditos, de modo a otimizar todo o processo.

A cobrança de clientes é um procedimento corriqueiro nas empresas e ele é muito importante para garantir a saúde financeira dos negócios. Apesar disso, alguns erros são cometidos como a falta de opções de pagamento ao consumidor, inexistência de estratégias de gestão e as ameaças aos clientes. Esses equívocos devem ser evitados ao máximo para que as companhias consigam recuperar os créditos devidos de forma eficiente.

É nessa etapa que uma boa assessoria de cobranças faz toda a diferença no sucesso de suas negociações. Para isso você pode contar com o Grupo Recupere para fazer a análise e gestão de cobranças de sua empresa!

E aí, você tem alguma dúvida sobre como fazer cobrança de clientes? Deixe o seu comentário no post. Teremos um grande prazer de responder às suas perguntas referentes ao assunto.

Gostou do conteúdo? Que tal compartilhar com seus amigos?

Compartilhe através dos botões abaixo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de:

Rolar para cima