A cobrança de clientes é um procedimento que faz parte do dia a dia na maioria dos negócios, não importando o tamanho da empresa ou o segmento em que ela atua.
Essa prática, se bem feita, ajuda as companhias a recuperarem as receitas oriundas das vendas realizadas e a diminuírem o nível de inadimplência.
Podemos afirmar que esse é um dos fatores que mais contribuem para garantir a saúde financeira das empresas. Porém, vale ressaltar que esse procedimento não pode ser realizado de qualquer maneira e que é necessário tomar cuidado para não constranger o consumidor.
Não é fácil levar todas essas questões em consideração e, pensando nisso, neste post falaremos sobre os 3 erros principais cometidos pelas companhias nesse procedimento e explicaremos como a sua empresa pode evitar essas situações. Veja:
1. Não oferecer alternativas de pagamento
Trata-se de uma das práticas mais importantes na cobrança de clientes. Isso porque, quanto mais opções de pagamento você disponibilizar, maiores serão as chances da pessoa quitar a dívida. Logo, vale a pena oferecer diferentes alternativas e ajudar o consumidor. Você pode, por exemplo, aumentar um pouco o prazo do pagamento ou conseguir um desconto, caso ele resolva quitar a despesa à vista.
Ainda é possível disponibilizar modelos de pagamentos recorrentes. Eles oferecem comodidade e praticidade aos consumidores. Neste método, a pessoa paga todos os meses pelo uso de um produto ou serviço. Em algumas situações, as empresas disponibilizam a opção do indivíduo pagar o serviço por meio do débito automático. Dessa forma, não há possibilidade do cliente esquecer a conta.
Por outro lado, caso a empresa não disponibilize diferentes alternativas de pagamento, o cliente poderá ficar impossibilitado de fazer a compra. Nesse caso, ele certamente buscará um concorrente para adquirir o que deseja.
2. Não respeitar os direitos do consumidor
Esse é sem dúvida o erro mais grave que algumas empresas cometem no momento de cobrar os clientes. As organizações, portanto, não podem usar uma linguagem chula no momento da cobrança, submeter a pessoa à torturas psicológicas, fazer insultos ou inventar taxas, juros e multas inexistentes com a intenção de deixar o cliente com medo.
As práticas descritas são passíveis de multa à empresa, e a detenção pode variar de três meses a um ano por parte da pessoa responsável pela ação de cobrar o consumidor de maneira indevida.
3. Não ter boas estratégias de gestão de cobrança
Se não houver nenhum padrão de como a tarefa deve ser feita, várias oportunidades podem ser perdidas. Uma dívida, por exemplo, pode demorar muito tempo para ser cobrada, aumentando a inadimplência e prejudicando o negócio.
A melhor maneira de lidar com isso é definir o método de atuação na cobrança de clientes. Dessa forma, determine como, quando e onde o seu time deverá agir na busca de recuperação de créditos, de modo a otimizar todo o processo.
A cobrança de clientes é um procedimento corriqueiro nas empresas e ele é muito importante para garantir a saúde financeira dos negócios. Apesar disso, alguns erros são cometidos como a falta de opções de pagamento ao consumidor, inexistência de estratégias de gestão e as ameaças aos clientes. Esses equívocos devem ser evitados ao máximo para que as companhias consigam recuperar os créditos devidos de forma eficiente.
É nessa etapa que uma boa assessoria de cobranças faz toda a diferença no sucesso de suas negociações. Para isso você pode contar com o Grupo Recupere para fazer a análise e gestão de cobranças de sua empresa!
E aí, você tem alguma dúvida sobre como fazer cobrança de clientes? Deixe o seu comentário no post. Teremos um grande prazer de responder às suas perguntas referentes ao assunto.